Voos da Air Europa ligando Salvador a Santiago serão cancelados

Publicado em 22 de janeiro de 2015 às 15:46

A Air Europa, companhia aérea espanhola, encerrará suas operações entre Salvador e Santiago do Chile. No site da companhia, só é possível encontrar passagens para realizar o trecho até o dia 4 de março.

Os voos foram anunciados em 2013 como parte do plano da Air Europa de desenvolver em Salvador um hub para o resto da América Latina. Na cerimônia foi dito que a companhia buscava criar uma “megaoperação de captação de voos internacionais”. O plano consistia em aumentar as frequências na rota Madrid-Salvador de três voos por semana para operações diárias. A partir de Salvador, a Air Europa teria aviões ligando a capitão baiana a Santiago do Chile, Montevideu (Uruguai) e Córdoba (Argentina). O trecho entre Madrid e Salvador continuará sendo realizado com três frequências semanais.

De acordo com dados da Aena, gestora dos aeroportos espanhois, a Air Europa foi a companhia cujos voos entre Brasil e Espanha teve o maior crescimento no número de passageiros, registrando um aumento de 142,2% que contabilizou 181,6 mil passageiros. Entretanto, no que diz respeito aos voos que aterrissaram e decolaram em Salvador, o crescimento foi de apenas 1,4%, contabilizando 75,5 mil clientes.

Segundo fontes da aviação e agências de viagem contatadas pela Presstur, o alto crescimento se deu graças a “guerra dos preços”, que se iniciou com a entrada da Air Europa no trecho entre São Paulo e Madrid.

Pelo que consta em sites especializados, as frequências entre as duas capitais ainda não se tornarão diárias. A mudança estava prevista para 19 de maio, mas deve ser colocada em prática apenas em 18 de junho. De qualquer modo, neste meio tempo a quantidade de voos já deve aumentar de cinco para seis por semana.