Conheça Cumuruxatiba, um paraíso tranquilo na Bahia

Publicado em 8 de setembro de 2016 às 17:55

Você, nas suas próximas férias, pretende ir para um destino menos badalado? Já pensou em passar alguns dias em Cumuruxatiba, na Bahia? Não? Então está perdendo tempo!

Um dos lugares mais encantadores da Costa das Baleias, a vila de Cumuruxatiba se diferencia dos municípios vizinhos como Prado, Caravelas e Alcobaça, pela rusticidade e calmaria. Suas praias de águas cristalinas, rodeadas de coqueiro e com uma natureza exótica fazem do ambiente uma opção ideal para quem quer descansar.

As orlas do vilarejo são desertas e emolduradas, em grande parte, por falésias. Já no trecho que dá nome à vila, o cenário é contornado por bosques com amendoeiras e quiosques. As principais praias são: a Ponta do Corumbau, a Barra do Caí, a Japará Mirim, a Moreira, o Rio do Peixe, a Areia Preta e a própria Cumuruxatiba.

bahia4

Realizar uma caminhada na maré baixa é a melhor maneira de explorar Cumuru, como a vila também é conhecida. Entretanto, para mergulhar em uma das praias mais bonitas, a Barra do Caí, a melhor alternativa é ir de carro, ou bicicleta, pois são 18 quilômetros de distância e, na hora da volta, a maré pode subir.

Os outros passeios exigem um barco, além disso, pela extensão também é possível realizar diversos mergulhos, como é o caso de Corumbau, um dos vilarejos mais desertos do Sul da Bahia, com piscinas naturais e programa imperdível para quem está na região de Cumuru.

bahia1

O melhor período para conhecer Cumuruxatiba é, sem dúvidas, o verão. Muitas pousadas, inclusive, só funcionam nesta época do ano. Já quem visita a região entre julho e outubro ganha um bônus: as baleias-jubarte costumam dar o ar da graça e podem ser observadas de perto.

É nessa época, também, que ocorre, anualmente, o Cumurú Festival, um evento que abrange festivais de orquídeas, gastronomia e baleias. A atração tem o objetivo de criar meios para atingir o desenvolvimento sustentável de Cumuruxatiba.

bahia3

Apesar de ser um território mais isolado – as praias são desertas praticamente o ano todo -, Cumuruxatiba oferece bons restaurantes de culinárias típicas, tradicional e familiar e confortáveis pousadas – a maioria está na praia do Rio do Peixe, a meia hora a pé do centro da vila.

Como chegar a Cumuruxatiba

Segundo as informações do “Férias Brasil”, a melhor maneira de chegar à vila de avião é adquirindo uma passagem aérea para o Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que fica a 220 quilômetros de Cumuruxatiba.

Após chegar ao terminal, basta alugar um carro ou contratar um serviço de táxi para chegar ao paraíso isolado.