Número de turistas na Bahia deve crescer em 15% no próximo verão

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 11:39

São altas as expectativas para o turismo da Bahia na próxima temporada de verão. Depois da baixa de visitantes no período pós-copa, o estado deve começar a se recuperar em novembro.

Uma das principais razões para o crescimento no número de visitantes é o aumento de linhas que vão para cidades turísticas do interior, como Valença e Feira de Santana, alem da inauguração do aeroporto de Teixeira de Freitas.

Outro aspecto importante é a participação da Bahia em feiras e workshops internacionais, onde os encantos do Estado são apresentados para estrangeiros. “Estão previstas ações em Miami, Nova Iorque, paris, Chile, Buenos Aires, Itália e Inglaterra, sendo que em alguns eventos nós já participamos, levando as características da Bahia para fora, com o obejtivo de atrair os visitantes”, afirma o titular da Pasta do turismo, Pedro Galvão.

A Stock Car, que este ano acontecerá em novembro, é outro evento que vai movimentar o turismo na região. “Esta é a terceira vez que este evento esportivo ocorre em Salvador. É a terceira data do ano que mais atrai turistas”, disse Galvão.

Para o turismo de lazer, a previsão é que o número de turistas cresça 15%, segundo a Secretaria de Turismo. Para José Alves, presidente da Associação Baiana de Agência de Viagens (ABAV), a expectativa pode ser maior. Segundo ele a quantidade de visitantes deve crescer entre 20% e 30%, com a maior procura se concentrando nas praias da Linha Verde.

Já no que diz respeito ao turismo de negócio, haverá um aumento no número de congressos internacionais que devem movimentar o turismo da região, principalmente na Linha Verde.

Outro setor que tem boas expectativas é o de cruzeiros. Segundo Pedro Costa, que faz parte da equipe da MSC Cruzeiros e é conselheiro da ABAV, nos próximos dois anos a quantidade de turistas que chegarão à Bahia via mar vai aumentar. Isso acontecerá, pois o número de embarcações de grande porte deve crescer de 27 para 47 até 2016.