“Você já foi à Bahia, nega? Não?! Então vá!”. Esse verso da música de Dorival Caymmi traduz um pouco do cenário que encanta os turistas brasileiros, estrangeiros e, claro, os próprios baianos.
E você, já esteve no Sul da Bahia? Essa região do estado é o destino perfeito para quem busca sombra e água fresca.
Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santo André da Bahia, Espelho e Caraíva, são o paraíso para quem busca vilarejos de praia.
No geral, é um território com algumas das orlas mais bonitas do país, onde o turismo de massa ainda não é tão forte como, por exemplo, em Porto Seguro, a maior cidade nos arredores.
E o Sul da Bahia agrada à todos. Se gosta de praias com atmosfera urbana, dedique mais dias a Porto Seguro. Prefere bater perna à noite? Escolha Arraial D’Ajuda! Não abre mão de uma vila mais rústica? Trancoso, Caraíva ou Santo André da Bahia podem ser a melhor pedida!
Vale ressaltar que o Sul da Bahia fica a mais de 600km de Salvador. Por esse motivo, o ideal é desembarcar no Aeroporto de Porto Seguro, onde o terminal é estruturado e recebe voos das principais localidades do Brasil. Com as festas de fim de ano chegando, vem aquela vontade de viajar, não é mesmo? Pensando nisso, separamos um roteiro de 3, 5 e 7 dias nestes municípios para lá de encantadores. Vai perder? Confira:
Roteiro 3 dias
Dia 1
De antemão, saiba que três dias é muito pouco para desbravar toda essa imensa região. Nesse caso, dedique-se aos vilarejos mais urbanos e mais próximos ao aeroporto de Porto Seguro. Aliás, tire o primeiro dia para desbravar as praias desse intenso município. Taperapuã e Mutá são as duas mais urbanizadas de Porto Seguro, e ficam bem perto do centro da cidade. Coma nos quiosques da orla, e não deixe de dar uma conferida nas megabarracas de praia, com preferência para as badaladíssimas Axé Moi, Barramares e Tôa Tôa. À noite, conheça a pulsante Passarela do Descobrimento, a principal zona boêmia de Porto Seguro.
Dia 2
Pegue a balsa que atravessa o rio Buranhém, e em menos de meia hora você está em Arraial D’Ajuda. Trata-se do vilarejo mais “arrumadinho” do Sul da Bahia (e quiçá do Nordeste): o centrinho é composto por ruas de pedra que são salpicadas bares, restaurantes e pousadas rústicas. Tire o primeiro dia para esticar sua toalha na Praia do Mucugê, a mais próxima ao vilarejo, e que tem boa estrutura de quiosques e barracas. A noite ferve nos arredores da Rua do Mucugê, no centro de Arraial D’Ajuda.
Dia 3
Continue sua expedição por Arraial D’Ajuda. Acorde cedo, e tire o terceiro dia para desbravar as praias mais afastadas do vilarejo. Uma boa opção é a Praia de Taípe, que por ficar longe do centro (cerca de duas horas de caminhada), é praticamente deserta durante quase o ano inteiro. Todo esforço é recompensado: o mar é cristalino, e a orla é coberta por um grupo de falésias exuberante.
Para quem não pretende caminhar por tanto tempo, outra boa alternativa é a praia do Pitinga, que fica a cerca de meia hora do Mucugê.
Roteiro de 5 dias
Dia 4
Acredite, cinco dias ainda é pouco para quem deseja explorar a região. De Arraial D’Ajuda, pegue um ônibus e siga para Trancoso, vilarejo ainda mais rústico que fica a cerca de 50 quilômetros de Porto Seguro. Lá, tire o primeiro dia para as praias mais próximas ao centrinho, com destaque para as praias dos Coqueiros e dos Nativos. Ambas ficam a menos de 20 minutos da vila.
Tire a noite para bater perna na praça principal de Trancoso, conhecida como “Quadrado”. A região também é salpicada por bares e restaurantes rústicos, e também costuma encher nos feriados e finais de semana.
Dia 5
Utilize o mesmo protocolo de Arraial D’Ajuda. Se o primeiro dia foi dedicado às praias mais próximas ao centrinho, tire o segundo para conhecer as mais isoladas. Rio Verde e Curuípe são boas opções, sem precisar caminhar por duas horas (como em Arraial D’Ajuda). Se esse for seu último dia de viagem, vale investir num bate-volta até a Praia do Espelho, que fica perto do distrito vizinho de Caraíva, e é considerada a praia mais bonita do estado da Bahia. Agências costumam oferecer o passeio.
Roteiro de 7 dias
Dia 6
Se adaptou à vibe de Trancoso? Então é hora de dar um passo a mais na sua viagem, e ir para um vilarejo ainda mais simples e rústico: Caraíva. Nesse povoado, as ruas ainda são de terra, não há sinal de celular, e até bem pouco tempo não tinha sequer iluminação (era tudo por lanternas e geradores). Em compensação, quem encara a aventura pode aproveitar as praias mais intocadas da Bahia, com águas cristalinas, falésias e corais. O acesso é mais fácil por Arraial D’Ajuda.
Aproveite o primeiro dia em Caraíva para conhecer a praia homônima, que fica bem perto do centrinho, e tem boas opções de quiosques e restaurantes. O canto esquerdo da praia – também chamado de Barra -, tem águas mais calmas (e até mais doces!), graças ao encontro do Rio Caraíva com o mar.
Já no final da tarde, aproveite para ir até a margem do Rio Caraíva, onde há uma boa concentração de quiosques e restaurantes rústicos. O pôr-do-sol dessa região é magnífico!
Dia 7
Se você não conseguiu ir à Praia do Espelho quando esteve em Trancoso, aproveite para ir agora. Ela é, para muitos, a praia mais bonita do Sul da Bahia, e quiçá de todo o estado. A praia fica entre Trancoso e Caraíva, a 20 quilômetros do centrinho do vilarejo. O mar é calmíssimo, e o conjunto de falésias e coqueiros formam um dos cenários mais belos e exóticos da região. Há algumas opções de bares e quiosques na orla. *Todas as informações são do “PureViagem”.