Pelourinho, um dos maiores cartões postais de Salvador,BA

Publicado em 6 de maio de 2013 às 15:17

O Pelourinho é uma área localizada no topo do centro histórico de Salvador e que comporta um dos mais antigos bairros da cidade. O pelourinho é um cenário um tanto preservado da expansão da cidade colonial nos séculos XVII e XVIII.

Tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e considerado pela UNESCO com Patrimônio Cultural da Humanidade, o Pelourinho é totalmente formado por centenários casarões que pertenceram a poderosas autoridades do Governo, eram os ricos senhores-de-engenho e também comerciantes.

A Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos é um símbolo da cidade no catolicismo iniciado padres dominicanos na costa africana e fica no Largo do Pelourinho. O visitante é remetido a uma era de riquezas e ostentação, mas também a uma parte triste da história colonial sobre a escravidão de povos africanos que para cá eram trazidos para trabalhar na extração predadória do Pau-Brasil, construção e lavoura.

Algumas construções do Pelourinho, como o Solar do Ferrão, abrigam museus da cidade. Alguns deles são o Museu Abelardo Rodrigues, a Fundação Casa de Jorge Amado, o Museu da Cidade, o Museu das Portas do Carmo e o Museu Tempostal.

Hoje em dia é possível ter contato com dezenas de restaurantes de comida típica, muita música em diversos pontos, rodas de Capoeira, outra centena de lojas de artesato local e suvenires.

Não deixe de presenciar um ensaio do Olodum, uma trupe percussiva que leva o visitante a ter contato com a legítima música típica da Bahia.

Como chegar

Pela Cidade Baixa

Para chegar ao “Pelô” pela Cidade Baixa, é necessário tomar o Elevador Lacerda, através do ônibus linha “Praça da Sé”, táxi ou carro também são boas opções. Ao chegar, tem-se uma bela vista da Bahia de Todos os Santos. Onde pode-se ver o mar, a cidade baixa e o Mercado Modelo.

Baixa do Sapateiro

Outra opção para chegar no pelourinho é ir pela Baixa do Sapateiro, mas vale muito a pena caminhar até o Elevador Lacerda para contemplar a deliciosa vista da Bahia de Todos os Santos.

Da redação, com informações da Secretaria de turismo Saltur